As Redes Sociais como uma das principais ferramentas para conquistar novos patrocínios

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Todos nós sabemos que é quase impossível conseguir patrocínio nos dias de hoje, em meio a crise que vários países estão passando, o apoio a atletas que estão iniciando se torna cada vez mais raro. Próximo as Olimpíadas no Brasil, o que vemos é um pais que inspira pelo momento esportivo, pela organização do evento mais importante que o pais já organizou, mas ao mesmo tempo ainda encontramos um país totalmente desolado por falta de apoio aos seus atletas.

Se você, acredita que todos atletas olímpicos brasileiros tem apoio para participar de campeonatos no exterior, que todos os atletas conseguem ter condições e materiais esportivos para seu treinamento, que todos os atletas contam com apoio de patrocínio de empresas ou de instituições públicas, você esta totalmente engando. Isso tudo é o reflexo de uma base totalmente abandonada de apoio aos novos talentos.

Iris Tang Sing é a primeira atleta brasileira garantida na disputa do Taekwondo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, quando lê uma noticia como essa talvez pode pensar, ela teve todo apoio e patrocínio para chegar onde chegou. Infelizmente não. Arthur Zanetti, teve que solicitar apoio em rede nacional, para simplesmente poder ter condições e apoio para treinar. Fico me perguntando, mas como ele chegou ao ouro e conquistou grandes resultados antes?

Todas essas são histórias que representam muitas outras por todo Brasil e por todo o mundo.
Como podemos mudar esse cenário? Como eu atleta posso encontrar pessoas que possam me ajudar? Posso citar algo que irá ajudar muito, mas não será a solução de todos os seus desafios.

Primeiro, comece escrevendo onde quer chegar. Sim, escreva bem grande e coloque em um lugar onde possa ler todos os dias. Pensar nesse objetivo a todo o momento, ser apaixonado e louco pelo o que faz, é o inicio do sucesso de cada objetivo.

Agora, pense em como quer que as empresas, apoiadores, parceiros e instituições pública irá te avaliar, seu perfil é o seu cartão postal. Costumo utilizar uma frase bem importante, “quem não é visto, não é lembrado” e “a primeira impressão é a que fica”.

Se você tiver somente uma oportunidade para se apresentar para seu futuro empresario e investidor, como irá se apresentar?

Comece pensando que esse cara não terá muito tempo para te dar atenção, afinal hoje em dia o tempo está cada vez mais complicado. Para isso, vou te fazer algumas perguntas?

Como está sua “Apresentação de Carreira”, quem é você, onde quer chegar, o que já fez e conquistou, como pensa em chegar lá?
Tudo isso é essencial para ter como material, para depois apresentar a essa pessoa que poderá te ajudar.

Além da apresentação que apresenta sua carreira, ou se esta começando, seus objetivos. Como utiliza as redes sociais para divulgar sua carreira. Hoje as redes sociais são ferramentas essenciais para unir, pessoas que querem apoiar com quem quer ser apoiado. Se não está lá, como quer ser encontrado? Se as empresas consomem conteúdos digitais e propagam suas marcas lá, onde está você que não está no mesmo ambiente?

Como podemos melhorar a busca por esses patrocinadores, se transformando em digital e indo a procura desses apoiadores no ambiente que eles se encontram.

Hoje, existem diversas ferramentas para divulgar sua carreira:

Faça a produção e publique seus videos de conquistas, treinos, campeonatos e apresentação de seu perfil no Youtube ou Facebook. O conteúdo em formato vídeo cresce 40% ao ano segundo dados do Youtube, perceba que essa é uma grande oportunidade. Se quiser ir além, faça um canal ou uma pagina sua, ou voce acredita que só Cristiano Ronaldo pode ter uma página?

Existem diversos sites templates (Wix e WordPress) que pode desenvolver uma pagina de internet sobre você, se apresente e coloque o máximo de material que puder. Estamos na era de “Brand Content”, era do “Conteúdo”, você é uma marca, se divulgue.

Você tem um perfil no Linkedin? Sim, seus apoiadores estão lá. Eles são empresários e executivos, vivem em uma ambiente digital de crescimento profissional, mesma coisa que você atleta, só que você vive do esporte e não na empresa. Faça um perfil, desenvolva um grupo e encontre pessoas como você.

Agora o que não pode faltar é você fazer parte dessas sites em formato Crowndfunding, focado em conquistar apoiadores e patrocinadores para sua carreira ou projetos pontuais. Essa é uma tendencia que vem crescendo no Brasil, a utilização de ferramentas digitais estão sendo cada vez mais comum para conquistar apoio. Posso citar os sites abaixo:

Sou do Esporte
Site brasileiro com um quantidade bem grande de atletas e empresas apoiadoras. Criado a mais de 2 anos é um dos primeiros com esse objetivo no Brasil.
http://www.soudoesporte.com.br/

Atletas Brasil
Primeiro site brasileiro de catalogo de atletas em formato muito próximo de rede social. Passou por uma grande reformulação nesse ultimo ano e teve a introdução de importantes benefícios.
http://www.atletasbrasil.com.br/

Kickante
É o maior site de crowndfunding no Brasil, com diversos tipos de projetos sociais que precisam de apoio, entre eles muitos esportivo.

http://www.kickante.com.br/esportes

Network 90
Site em formato de rede social apoiado pelo atleta português, Figo. Famoso pelo alto número de atletas ligado ao futebol. Muito bom para quem quer conseguir patrocínio internacional ou jogar no exterior.

https://www.network90.com/

Playyon
Site americano em formato de rede social, focado em unir atletas com outros atletas, atletas com patrocinadores. Seu grande beneficio está no design mobile, boa navegação e com número bem grande de ações pela plataforma mobile.

https://www.playyon.com/

Todas essas são dicas essenciais para conseguir um patrocínio, um grande passo para iniciar a busca. Utilize o Digital ao seu favor, ela é muito mais do que uma ferramenta para conversar com amigos, é uma ferramenta de trabalho.

 

 


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