APRENDA A COMO CONVERTER OS PATROCÍNIOS ESPORTIVOS EM ÓTIMOS RESULTADOS NO DIGITAL

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Em 2015, o Reino Unido foi o primeiro país no mundo onde o digital assumiu 50% do gasto total de publicidade, maior do que os esforços combinados de TV, mídia impressa, outdoor e rádio. No entanto, este não é o caso dos patrocínios onde os benefícios em digital são muitas vezes, um reflexo de um bom planejamento de calendário.

Os anunciantes estão acostumados com os benefícios que o digital traz – que é direto, flexível, mensurável e muito rápido de ativar. Se o os patrocínios esportivos pudessem se misturar as vantagens que a paixão natural do torcedor de um clube, os valores dos direitos de patrocínio iriam aumentar drasticamente.

Os próximos cinco anos irão ser bem interessantes para o patrocínio e é essencial que os detentores dos direitos não só mantenham os seus ativos digitais, mas possam evoluir também, com novos serviços. Sem acreditar muito, mas investindo em tecnologia, clubes arriscam a se tornar menos relevante para os seus fãs e perderem o contato com uma oportunidade comercial em constante mudança.

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Aqui estão quatro grandes exemplos de como o Digital pode melhorar o seu patrocínio:

Lançamentos de produtos

Atualmente as campanhas de patrocínios são a curto prazo. É preciso um longo tempo para vender e é difícil para ativar, geralmente são muito caros.
Tome um produto como um novo filme de Hollywood; a equipe de marketing por trás do lançamento do filme não vai querer ficar amarrado em um período de 3-5 anos de gastos, que é comum para o patrocínio esportivo. Os detentores de direitos em vez de oferecer um pacote digital, que permite uma campanha concentrada em dois meses, ignoram esses orçamentos de marketing substanciais e vão para o famoso “arroz e feijão”.

Targeted Advertising

Todas as marcas sabem com quem querem falar (target) e onde querem chegar. Quando patrocinando um clube ou evento, muitas vezes há uma grande quantidade de “oportunidades”. Se, por exemplo, uma empresa de serviços financeiros  que está querendo impactar consumidores com idade superior a 35 anos, com uma renda familiar de R$ X, que vive em um local específico, em uma parceria com o clube pode ter acesso a 10% da base de fãs do clube.

Um clube com serviços digitais bem estabelecidos podem usufruir da base da melhor maneira possível, dividindo o target para diferentes categorias e potenciais clientes, ou seja, além dos 10% dessa empresa de serviços financeiros, posso utilizar os outros 90% para outras marcas.

Um envolvimento direto

Uma das coisas fantásticas no esporte é como os fãs estão dispostos a interagir com seu time favorito ou evento. Vitality é uma marca de seguro de vida, utiliza o patrocínio para incentivar seus  fãs a calcularem a sua ” Saúde vital por Idade”. Enquanto os fãs não são susceptíveis de fazerem o download, diretamente de um aplicativo do seguro ou visitar o site, a marca integra o aplicativo ao England Cricket, em seguida, esses fãs começam a  interagir com a marca de seguros em um ambiente digital que eles gostam de estar.

 

Filiações locais

Existem muitas empresas locais para um time de futebol que gostariam vincular sua marca a equipe, para além do nível de um pacote de hospitalidade, ou exposição na camisa. Uma concessionária automóvel local, por exemplo, pode ter uma seção dedicada no aplicativo oficial do clube, para seus clientes e funcionários. A concessionária pode gerar valor desse compartilhamento de conteúdo patrocinado.

Um case interessante foi a parceria entre o Palmeiras e a Tecnisa, para ofertar apartamentos na região do estádio Allianz Parque.

É obvio que estamos consumindo cada vez mais a mídia digital, em especial no celular, onde passamos  (mínimo) duas horas em nossos smartphones todos os dias (Ofcom). Como resultado, a mídia digital pode e deve ser uma parte integrante de cada evento esportivo, nós estamos começando a ver uma mudança no patrocínio esportivo para atender a essa demanda. Clubes, eventos e outros detentores de direitos esportivos vão desfrutar de maiores receitas desses serviços nos próximos cinco anos.

O Brasil está evoluindo muito rápido com ações e serviços digitais, grandes clubes de futebol estão reconhecendo a importância de um aplicativo do clube, consequentemente investindo para aumentar a base e depois usufruir na conquista de novos patrocinadores.

Hoje, clubes que não oferecem grandes resultados de impactos no Digital, perdem espaço para clubes que dão tiros de ganhão em sua massa de torcedores. Mais do que só a exposição da marca na camisa, a comunicação integrada com Digital é essencial para um ótimo resultado.

Conceito estratégico: Archie Woodhead, Co-Founder and Director at InCrowd Sports.


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