Estratégia Digital de Confederações e Associações de futebol no Mundo

capa-digital-confederacao

Estamos acostumados a analisar o trabalho que os clubes fazem para fortalecer sua marca, dar as melhores condições para que a equipe, para conquiste campeonatos e alcancem seus objetivos em campo. Agora, como estão trabalhando as Confederações ou Associações Nacionais de Futebol?

A pesquisa abaixo apresenta o quanto ainda está em crescimento as ações de marketing digital, grande parte dos países ainda estão com sites de estrutura e navegação da década passada, se contentam somente com o conteúdo sempre atualizado.
Outro fator a ser considerado, é que mais de 70% das instituições não estão preocupados com os usuários que não falam a língua natural do país, sem opção de uma língua universal como o inglês.

E meio aos escândalos de corrupção dentro da FIFA e na Confederação Brasileira de Futebol – CBF, observamos mais do que a reformulação de um futebol desacreditado, uma movimentação dentro do planejamento de marketing da instituição, mesmo que ainda muito longe para alcançar as melhores estratégias de Holanda, Argentina, França e Alemanha.

Fica evidente que o objetivo da instituição é fazer um ótimo trabalho de relações públicas e ter comunicação bem objetiva. Sem se importar com o público final, que busca uma experiencia diferenciada.

Uma das camisas mais respeitadas, a amarelinha ainda não tem a atenção que merece, afinal a CBF ainda não vende seus produtos através do próprio E-commerce, mesmo caso que se repete ao grande FC Barcelona, ambos dependentes do e-commerce da Nike.

Quando começamos a analisar as estratégias de marketing digital das confederações, imaginávamos que a CBF poderia estar entre as melhores, ilusão. Tanto no quesito User Experience como em Digital Maturity, a CBF esta longe de alcançar os 3 melhores trabalhos.

Fizemos uma avaliação dos website e e-commerce das Confederações e Associações em diversos países pelo mundo. Rafael Leitão que é formado em Design Digital, com especialização em Marketing e Comunicação, experiência no mercado esportivo e e-commerce, desenvolveu essa analise. Levou em consideração diversas características relevantes para o sucesso de um e-commerce.

1. Holanda KNVB

holanda-website-knvb2.  Argentina AFA

argentina-AFA- Website

3. França FFF

franca-fff-website

4. Alemanha DFB

alemanha-dfb-website

5. Italia FIGC

italia-figc-website

6. Estados Unidos 

us-soccer-website7. Inglaterra The FA

inglaterra-thefa-websiteBrasil CBF

brasil-cbf-website

Acompanhe abaixo como foi o resultado da pesquisa:

infografico-melhores-confederacoes-ecommerce-mundo


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *