Grande referência na estratégia de Digital e E-commerce do Olympique Lyon

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O Olympique Lyon que é um dos maiores times de futebol da França. No Brasil quem não lembra de Juninho Pernambucano, que tem uma grande história de títulos no clube. Além de um grande clube, bem representando nos campos, faz um grande trabalho no planejamento de marketing digital, com uma equipe focada em inovação digital, mesmo que essa inovação seja o site institucional do clube ou e-commerce.

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Recentemente o Olympique Lyon fez o lançamento do novo e-commerce, que não foi avaliado na pesquisa dos melhores e-commerce de clubes de futebol no mundo pelo Sportt, mas de longe é um dos melhores e-commerce da categoria. Quando pensamos em França, pensamos em um quesito extremamente forte que é o design, os franceses são as maiores referencias nesta área. Nesse quesito, o e-commerce do Olympique Lyon se destaca e muito, não que o do PSG não esteja a altura, mas esse quesito faz com que os dois sejam os melhores design do mundo.

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Avaliando o trabalho que Lyon faz em digital, tanto no website como e-commerce, nos quesitos:

  • User Experience
  • Brand Experience
  • Access to Product Portfolio
  • Available languages
  • Number of Access and Bounce Rate

Chegamos ao resultado muito positivo, veja o detalhamento dos pontos anteriores.

User Experience

O website e e-commerce tem uma navegação muito simples e objetiva, sem deixar de lado o que tem de melhor, o design, a frase “menos é mais” faz total sentido para os franceses. Utilizam bem os “ícones” para auxiliar na navegação do público, isso colabora com que pessoas que não dominam a língua do site, a encontrar o que está buscando.

As cores e design do site e e-commerce seguem perfeitamente o glide do clube, quando está navegando, fica claro que está no mundo OL. As divisões de destaque e conteúdo bem separado e segue uma sequencia bem coerente.

O botão da loja, aparece duas vezes na área mais quente do site, parte superior, valorizando a conversão de vendas.

Brand Experience

Perfeita utilização da marca, impacto constante do logo e cores do clube. Explora muito bem todo conteúdo do clube, com destaque para fotos de jogadores. Com design diferenciado, agrega valor a imagem da marca, dando um toque de inovação, tecnologia e premium.

Access to Product Portfolio

O acesso ao portfolio de produtos esta sempre por 1 clique, isso diminui a % de bounce rate da página. Com uma navegação clean e objetiva o clube maximiza toda conversão de vendas. Divisão de categoria de produtos muito claro e bem dividido, com ótimo auxilio de ícones.

Available languages

Tem somente duas línguas para navegação no website e e-commerce, Frances e Inglês, mesmo que tem uma representação pequena de Espanhóis no site, 1,5% no ultimo mês. Esse é um ponto a ser avaliado pelo clube.

Number of Access and Bounce Rate

O número de acesso do website é alto com media de 1M ao mês, e-commerce com acesso de 94K, com bounce rate muito alto entre website 35% a e-commerce 40%. A media de conversão entre website e e-commerce é de 10%, que em comparação a outros e-commerce da categoria está ótimo. Pensando que 56K (94K-40% Bounce rate) é o numero de interessados na compra dos produtos no e-commerce, que uma media muito positiva de conversão final de vendas seria de 7% (3920) e o ticket médio do e-commerce é de $60, podemos chegar a um número aproximado de $235,200 mês de faturamento (benchmarket).

Na avaliação final do e-commerce e da estratégia de digital do clube Olympique Lyon, é de nota 9 estrelas.

Veja também: Comparação entre estrategia Digital e E-commerce do Olympique Lyon vs PSG 

 


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