Rússia 2018, a copa do mundo mais digital de todos os tempos

0

Mais uma vez temos a sensação de que o mundo vai parar e acompanhar a Copa do Mundo da FIFA. Quase 3,7 bilhões de pessoas no mundo devem, em algum momento, parar e assistir um pouco dos jogos das seleções. Com o avanço das tecnologias e principalmente sua disseminação junto à população, o mundo digital invadiu nossas vidas.

Mais de 3,2 bilhões de pessoas estão conectadas à Internet e 2,5 bilhões delas farão isso por meio de redes sociais.
Um evento como a Copa do Mundo da FIFA, com sua natureza midiática, acentua todo aquele ambiente digital que vivemos. O conceito de segunda tela tão presente hoje é parte fundamental de um evento como esse.

As festas, os ídolos, as jogadas, as vitórias e derrotas, enfim, o mundo do futebol será acompanhado, comentado e consumido pelo mundo digital. Atualmente, as pessoas assistem a mais vídeos on-line do que na televisão. Neste novo mundo, pela primeira vez, as despesas com publicidade digital superaram o investimento de empresas com publicidade na TV.


Atualmente, os custos de publicidade online atingiram US$ 228 bilhões em 2017, segundo a empresa de e-marketer.
O crescimento foi muito acentuado. As marcas anunciantes descobriram que investir em digital é fundamental para a sobrevivência de seus negócios. Do total investido em digital no mundo, cerca de 16% são investimentos em redes sociais, algo em torno de US$ 36 bilhões no ano passado. Um valor que certamente apresentará um crescimento acentuado nos próximos anos.

Sem dúvida, a Rússia apresentará ao mundo a Copa mais digital da história. Com o volume máximo de interações, audiências de vídeo e despesas de publicidade claras. Quando as equipes nacionais do Brasil, Argentina, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Costa Rica e Panamá entrarem em campo, milhões de fãs latino-americanos estarão conectados, principalmente por seus celulares.

Na última Copa do Mundo no Brasil em 2014, os fãs latino-americanos foram responsáveis por uma audiência de televisão de mais de 554 milhões de pessoas. Boa parte deles com telefones celulares nas mãos.

Os gastos com publicidade no mundo digital da América Latina passaram de US$ 3,4 bilhões em 2012 para US $ 6,2 bilhões em 2015 e US$ 8,3 bilhões em 2017. Desse total de 2017, cerca de US$ 1 bilhão são gastos com publicidade nas redes sociais. O lugar onde os torcedores estarão durante toda a Copa da Rússia.


E onde as marcas e anunciantes estão?

Para acessar o estudo completo Clique Aqui.

Escrito por Amir Somoggi
Sport Value


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *