A EVOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EM ENTIDADES ESPORTIVAS: CASE LA LIGA COM A MICROSOFT

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O Esporte é uma questão de amor, paixão e grandeza. Ele toca nossas vidas diamiariamente e cria um engajado fã nesse tempo moderno de digitalização. Porém, infelizmente essa oportunidade não é aproveitada pela maioria dos clubes pelo mundo, poucos sabem trabalhar sua base de fãs, ativando constantemente com suas estratégias de automação de marketing.

O objetivo da maioria dos clubes, sempre estão voltados principalmente para captura de fãs interessados nos planos de sócio torcedor, em conteúdos exclusivos e venda de produtos para o clube, raramente para ativação da marca de seus patrocinadores, até mesmo para não incomodar com tantos impactos de marketing.

Estamos na era dos dados, impulsionados pela estratégia de Inteligência Artificial, Bigdata, Blockchain e Cloud Computing, tudo isso revertido para melhor experiência do torcedor e sócios do clube, um potencial imensurável de possibilidades de como levar a melhor experiência, acompanhado pelo baixo interesse da categoria esportiva em explorar essa “mina de ouro” que fica toda disponibilizada no ambiente cloud. Unir as informações de comportamento e engajamento nas redes sociais, acesso ao website, estádios, lojas físicas e online, dados externos e internos do clube, analisar e gerar insights desses dados, podem garantir um nível de maturidade muito grande para qualquer clube ou empresa. Porém, quantas entidades esportivas estão preparadas para esse nível de negócio?

A transformação digital da LaLiga com a Microsoft

LaLiga, desde 2016, desenvolve uma estratégia muito focada na transformação digital, apoiada em tecnologias da Microsoft, que lhe permitem trabalhar da maneira adequada o seu contato com os seus fãs, seja através das redes sociais, website, apps e outros meios de contato com o torcedor. Mantendo um contato inteligente através da leitura de comportamentos de cada uma das plataformas de comunicação, entendendo cada momento como antes do jogo, durante o jogo e pós jogo. É importante falar (impactar) sobre o que interessa ao torcedor no momento certo, com dinamismo e velocidade.

Ter toda essa jornada automatizada melhora a experiência, conexão e engajamento com os fãs, além de como ele percebe a qualidade dos serviços a eles prestados. Outro retorno importante é o aumento direto das receitas de vendas de produtos aos fãs, vinculados a melhor experiência e publicidade direcionada a eles.

Passou a época que a LaLiga desenvolvia suas estratégias de comunicação focado nos fãs, de maneira manual e desintegrado, sem nenhum entendimento de comportamento de seus usuários. Faz muita diferença ter as estratégias de digital marketing integradas em uma só plataforma, desempenhando o papel de Social Listening, Management User ID, Gamification, Business Intelligence. Todas essas informações servem para melhoria constante de seus canais, principalmente do APP, que acabaram de anunciar uma nova versão vinculada a inteligência artificial.

Com essa estratégia focada no digital, a LaLiga fortalece novas maneiras de seus fãs apreciarem um bom futebol, de qualquer lugar do mundo, seja pelo website, streaming ou app, afinal o que interessa é o quanto ele estará feliz com o serviço prestado. Além dessa estratégia focada na inteligência dos dados, a LaLiga recentemente anunciou uma parceria com a Microsoft, que terá como principal objetivo a distribuição de conteúdos do campeonato pela Microsoft News em todo o mundo, uma parceria de co-marketing e co-branding, podendo alcançar com essa estratégia mais 500 milhões de pessoas. Esse é o objetivo da LaLiga, fortalecer ainda mais a imagem como inovação e liderança dentro do aspecto de transformação digital na indústria do esporte.

Veja o vídeo com case da transformação digital da LaLiga. – LaLiga Empowering the Best


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