O domínio dos serviços digitais em patrocínios no futebol

Corinthians

Todos devem ter percebido, o crescimento do número de empresas do ramo de serviços digitais patrocinando o esporte, com destaque ao futebol.
99Taxi – Corinthians, Cruzeiro, Botafogo, Sport, Coritiba e Atletico Paranaense
Algumas empresas como 99Taxi (aplicativo de taxi) que entrou pesado com exposição em times como: Corinthians, Cruzeiro, Botafogo, Sport, Coritiba e Atletico Paranaense. Desembolsou aproximadamente 6 milhões de reais, um bom investimento, em contrapartida teve uma ótima exposição de marca, afinal quem não enxerga um logo preto com fundo amarelo? Não é verdade?

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Ifood – Santos
Outra empresa que iniciou seu investimento no futebol foi o Ifood (aplicativo fast-food), começou bem tímido com investimento de 120 mil no patrocínio master do Santos FC, mas teve um ótimo resultado pelo jogo que foi transmitido pela TV Globo (Santos x Flmaengo – Maraca lotado).
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BETClick – Juventus e Olympique de Mareselha
Não podemos deixar de citar alguns exemplos internacionais, como o patrocínio do Bet Click (apostas online) ao Juventus da Itália entre o ano de 2010 a 2012, recebeu uma bolada de 16 milhões de euros pelo patrocínio. Quem se juntou ao time depois foi o Olympique de Marselha que também foi patrocinado no ano de 2010. Ambos com uma gigante exposição de marca.

Com o crescimento desses serviços digitais no cenário brasileiro, a tendência é que a cada ano, tenha mais empresas surgindo no cenário de patrocínios esportivos. O que sabemos é que todas as empresas estão um pouco mais cuidadosas com esses investimentos no esporte, isso tudo por conta da crise econômica que ocasiona em um corte de verba que está principalmente em marketing.

Vantagens x Desvantagens
A tendência é que as empresas apostem em ações de marketing pontual, como fez o Ifood e 99Taxi, desta maneira conseguem distribuir melhor o investimento em momentos diferentes, mas sem o compromisso de apostar em um contrato milionário de meses ou anos. Mas atenção por que existe o lado negativo dessa história, grande problema desse formato de investimento estará no resultado, não se deve esperar um resultado de lembrança de marca tão grande, do tipo: Parmalat lembra qual time? Suvinil lembra qual time?
Marcas que fizeram um investimento com tempo maior de contrato, conseguiram vincular suas marcas a grandes equips.

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