Como uma gigante empresa de material esportivo que anuncia uma meta de receita de US$ 50 Bilhões até o final do ano de 2020, estabeleceu um ambicioso objetivo de aumentar suas vendas de comércio eletrônico quase sete vezes para chegar a US$ 7 bilhões, obviamente teria que ter em sua planejamento o fortalecimento de sua estratégia Digital como um todo, que vai além das ações de marketing digital criativo e vencedora de “Cannes”.
Hoje o mundo digital tem um papel importante de conversão dessa relação criativa das campanhas, para vendas através do e-commerce. Como criar uma campanha de Brand Awareness e através do funil de conversão, aumentar as vendas? Esse é o grande desafio. Ensinar a Nike a como desenvolver uma estratégia de brand awareness não é necessário, afinal é um dos melhores no mundo.
Essa estratégia está toda alinhada com a de e-retail, por que é parte importante do faturamento da marca, como vender diretamente ao consumidor através do próprio e-commerce, além de colaborar com as vendas dos produtos nas lojas online de grandes players, as famosas lojas especiais.
Segundo a Forbes a empresa está tomando medidas concretas para atingir esse objetivo e recentemente nomeou seu primeiro Digital Officer Director, movendo Adam Sussman, seu antigo chefe de estratégia global e desenvolvimento, para esta nova posição. Acreditam que, como o comércio eletrônico se torna uma parte significativa das vendas no varejo no futuro, as iniciativas digitais da Nike seriam cruciais para que a empresa atingisse suas metas de receita para 2020. Em conjunto, o “comércio integrado” se tornará um motor chave da venda direta da industria ao consumidor indústria. Nada melhor do que ter seu consumidor próximo a sua marca, criar uma experiencia diferenciada e garantir sua compra recorrente.
Nike está em busca da Liderança Digital
Num estudo conduzido para “Quantify the Digital Competence” que avaliam 59 marcas de vestuário esportivos nos EUA, representada pela Digital IQ, identificou a Nike como uma das líderes no espaço digital com base na sua capacidade de interagir criativamente com seus consumidores em vários dispositivos e ambientes online.
Enquanto iniciativas digitais iriam impulsionar as vendas de comércio eletrônico, empresas como a Nike também estão utilizando essas iniciativas para criar laços de confiança com seus clientes, gerando assim rentabilidade global.
A Nike está adotando uma estratégia de “mercado integrado” que oferece aos consumidores fácil acesso aos seus produtos (o consumidor escolhe, on-line e em suas lojas), integrando a experiência geral de compras.
Os resultados apontam, que embora as vendas no varejo online cresçam mais de 57% até 2018, quase 60% de todas as transações envolverão canais digitais, de alguma forma. O foco em iniciativas digitais, como o marketing de mídia social e aplicativos fitness, que a Nike já implementou com sucesso, será a chave para impulsionar as vendas no futuro.
A empresa também está investindo em tecnologia de impressão 3D que permitirá aos consumidores projetar seus sapatos on-line e imprimi-los em uma impressora 3D em casa ou em uma loja da Nike. Enquanto Nike está continuamente inovando no espaço digital, a nomeação de um Diretor Digital irá aumentar o foco da empresa sobre essas iniciativas. Isto irá apoiar os seus esforços para alcançar a sua ambiciosa meta de US$ 50 bilhões em receitas nos próximos cinco anos, o que é maior do que a nossa estimativa de US$ 40 bilhões em receita até 2020.
O apelo da Nike e iniciativas digitais inovadoras podem permitir que a empresa atinja sua meta de US$ 7 bilhões em receitas de comércio eletrônico até 2020. No entanto, acreditamos que o aumento de sete vezes será desafiador, mas não impossível. À medida em que um número cada vez maior de consumidores o procuram, mundialmente em seus canais digitais para pesquisar, comprar e comprar mercadorias, a Nike possui uma experiência de mercado integrada que provou ser um catalisador para seu crescimento de vendas de comércio eletrônico.
Veja também:
Nike.com o sucesso “astronômico” de receita e vendas online
Aproveite e melhore seus conhecimentos de vendas online, Aprenda como Alavancar seu Ecommerce e VENDER MUITO Todo Dia.