O Papel do Gestor de Marketing Esportivo

sportmanagement01

Antes de se aplicar os fundamentos do marketing esportivo, é necessário que o gestor desenvolva a administração esportiva, que é um processo contínuo composto por um conjunto de ações táticas e práticas estratégicas, que visam assegurar a sincronização das ações do composto de marketing com os objetivos gerais da organização esportiva. A elaboração do plano de marketing deve ser um desdobramento do planejamento estratégico que alia os passos da elaboração com etapas mais objetivas de implantação e execução.

É extremamente importante que o Gestor Esportivo conheça e estude o seu mercado, assim poderá analisar o ambiente, identificar as tendências e prever os impactos no negócio, estabelecendo uma estrutura para assegurar o atingimento das metas e dos objetivos traçados. Para tanto, ele deve utilizar ferramentas e índices que permitam acompanhamento, avaliação, correção e a precisão de resultados, desenvolvendo atividades que vão além de satisfazer as expectativas e necessidades do consumidor do esporte.

Assim, com o entendimento das necessidades e o funcionamento do mercado, o Gestor deve criar uma comunicação entre as partes envolvidas, compartilhando informações, estruturando a organização do ambiente e o armazenamento de dados. É fundamental que atue adotando uma posição de liderança, engajando sua equipe de colaboradores a entregar resultados e não apenas realizar o cumprimento de ordens, além de interagir de maneira clara e objetiva com fornecedores e consumidores.

Aliado a tudo isso, tem o papel da inovação como uma nova atitude que penetre e se propague, permitindo que se tenha uma visão de futuro mais ampla por meio de um diferencial, criando novas oportunidades competitivas e garantindo seu espaço no mercado.

Um Gestor Esportivo deve carregar consigo todos os aspectos técnicos envolvidos na gestão profissional, sem jamais abrir mão da característica primordial do esporte, a paixão!

Escrito por Hellen Guidolin
ibgme.org


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *