Como posicionar a marca Red Bull (Bragantino) no futebol Brasileiro?

Capa-RedBull-Brasil

Nos últimos dois anos temos acompanhado o crescimento do Red Bull no futebol brasileiro, desde março de 2019 quando fez o investimento na ordem de R$ 45 milhões para compra do Bragantino, a marca tem intensificado sua presença no país.

Só para ter um exemplo simples, já de inicio essa compra da marca, levou a um crescimento de 55% em menções na mídia, segundo a Revista Eventos, que apresenta o levantamento da Knewin, startup de inteligência artificial aplicada à transformação de negócios e especializada em monitoramento de notícias e redes sociais. O aumento das menções sobre a marca de energéticos Red Bull associada ao time de futebol Clube Atlético Bragantino refere-se à primeira quinzena de 2020, em comparação ao mesmo período para Red Bull Brasil e Bragantino separadamente.

Gerar Awareness no futebol no brasileiro, posicionamento a marca ao tradicional clube Bragantino, criando um vínculo emocional e cultural direto com o torcedor, esse é o principal objetivo no RedBull Bragantino no Brasil e no futebol pelo mundo.  Explorar o mercado de mídia brasileiro com grande potencial para distribuir conteúdo esportivo, esse é o diferencial que a marca Red Bull oferece em suas estratégias, com conteúdo exclusivos, criatividade e influência em relação direta ao futebol.

Na analise apresenta abaixo apresento esses pilares da marca na estratégia de posicionamento no Futebol, mesma estratégia adotada pela Red Bull na Europa e Estados Unidos.

Inovar e inspirar
O “Red Bull dá a você asas” deve ser relevante e credível para fãs e consumidores.

Único em localização e conceito
O evento deve ser um playground para experimentar a marca como participante ou espectador. Carregaremos esses valores para jogos de futebol.

Foco nos participantes primeiro
Os dias de eventos / jogos são para os participantes, em primeiro lugar, seguidos pelos espectadores e pela mídia. Os eventos devem fornecer conteúdo para todos compartilharem.

Porém toda marca não pensa a estratégia de marketing sem considerar em conversão, seja para imagem da marca (com conteúdos) ou da venda de seus produtos, assim sendo esses abaixo poderiam ser pontos fundamentais:

Equilibrar a imagem da marca vinculada ao futebol
O futebol apoiado o lado “corpo” da marca, a cultura apoiada o lado “mente” através da criatividade.

Não é típico um patrocínio no futebol
Não medimos a aparência da marca em segundos e tamanho. Evitamos faixas sem alma e qualquer coisa que não seja credível ou autêntica.

Fãs honestos e convencidos
A Red Bull ama pessoas cuja personalidade é consistente com a imagem da Red Bull e acredita na promessa da marca.

Para avançar em uma analise completa de plano de marketing para Red Bull no futebol brasileiro, fiz a apresentação abaixo com cenário completo:

A analise desenvolvida acima é acadêmica e sem objetivo comercial.


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *